Curiosidades da Copa
Você já deve ter reparado, que algumas seleções desta copa, usam uniformes com cores que não tem referência alguma às suas respectivas bandeiras, e se perguntado:
WTF CHAMPS??? PRA QUE ESSO???
Aqui alguns exemplos pra esclarecer suas dúvidas:
.
.
Nova Zelândia:
O uniforme é baseado no da Inglaterra (principal colonizadora do país). Os jogadores da Nova Zelândia jogam todo de branco e são conhecidos como os "All Whites" - trata-se de uma referência ao time mais popular do país, os "All Blacks", campeões mundiais de rugby em 1987.
.
.
Eslovênia:
Apesar das cores do país serem azul, vermelho e branco, a Eslovênia adotou o verde como cor de sua seleção. A teoria mais aceita é que como os países remanescentes e países vizinhos adotam as cores azul, vermelha e branca a Eslovênia decidiu se diferenciar e homenagear sua geografia, já que 40% do país está nas montanhas e planaltos.
.
.
Itália:
A cor da camisa da famosa Squadra Azzurra ("Esquadra Azul") é uma homenagem aos Savóias, família real que protagonizou a unificação da Itália no século 19. O azul, cor oficial da realeza italiana, passou a tingir o uniforme da seleção de futebol em 1911, quando o país ainda era uma monarquia. Na instauração da república, em 1946, a única alteração foi a troca do escudo real (vermelho com uma cruz branca, representando o brasão da família) por outro com os tons da bandeira: verde, branco e vermelho. Mas o azul não foi a única cor do time italiano. Nas duas primeiras partidas oficiais da seleção, o uniforme era branco, simplesmente pelo fato de o tecido ser mais barato. Em 1937, a equipe adotou um modelo todo preto, (cor símbolo do governo fascista do primeiro ministro Benito Mussolini). A experiência teve vida curta e o azul voltou depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
.
.
Holanda:
A Holanda é até hoje uma monarquia parlamentarista (assim como a Inglaterra, por exemplo). A dinastia atual tem sua origem em Guilherme I de Orange, por volta de 1544. O uniforme laranja da Holanda portanto faz referência a cor tida como símbolo da dinastia de Orange ao invés da bandeira.
.
.
Austrália:
O verde e amarelo, não são usados para imitar o Brasil, mas fazem referência à acácia, árvore considerada símbolo do país, cujas flores são amarelas e foram as primeiras cores adotadas pelo país como oficiais, em 19 de abril de 1984.
..
Japão:
O Japão já usa um uniforme azul, com base nas cores da bandeira da Federação Japonesa de Futebol, ao invés das cores da bandeira nacional japonesa.
.
.
Alemanha:
A Alemanha tem bandeira com as cores vermelha, preta e amarela, mas a camisa é branca em homenagem a bandeira da Prússia (principal reino entre os que unificados, no século XIX, deram origem ao país atual). Por muitos anos o uniforme reserva dos germânicos era verde em alusão as cores da federação local.
.
.
.
BONUS ROUND
.
.
Até a Copa de 1950, a seleção brasileira jogava de branco. Em virtude do trauma pela perda do título em casa para o Uruguai, as camisas brancas foram abolidas. A temida camisa amarela foi escolhida por meio de concurso em 1952. O vencedor foi o estudante gaúcho Aldyr Garcia Schlle. O primeiro jogo com a amarelinha foi em 6 de abril do mesmo ano. Vitória por 2×0 (gols de Baltazar, o “Cabecinha de Ouro") contra o México. A camisa azul só apareceu em 1958, justamente na final contra a Suécia. Na semana da decisão foi preciso improvisar o uniforme azul porque as duas seleções jogavam (como jogam até hoje) de amarelo.
FONTES:
0 pedradas:
Postar um comentário