Os verdadeiros Zumbis

Posted by Augustonnel | Marcadores: , ,

Alguns animais necessitam de uma ajuda (na maioria das vezes involuntária) de outros animais para completar seus ciclos de vida. Nos dois casos que iremos ver hoje, está relação é bem cruel e pouco mutualista.

Os Zumbis da Natureza
(letras com efeito de sangue e música dramática de fundo):


Ampulex Compressa

Essa vespa de cores bonitas e aparência amigável esconde um grande segredo: Para que sua espécie tenha futuro, ela precisa depositar sua larva dentro de uma barata.

Como boa mãe, a vespa tem que garantir que a barata (com seu filho dentro), não venham a ser comidos por um predador, e qual é a melhor solução pra isso? Paralisar a barata? Matar a barata? Nãããão, transforma-la em um ZUMBI, isso mesmo, em um ZUMBI e esconde-la.

 A vespa procura uma barata bem cascuda e injeta uma substancia (T-VIRUS) que simplesmente toma controle sobre o cérebro da barata, retira-lhe a consciência , e que a faz perder totalmente a capacidade de agir por si mesma e vira um verdadeiro zumbi domado. Então, com sua vítima domada, a vespa passeia com a sua amiga, que nem ao menos reage, até sua toca e lá, completa o serviço depositando sua larva no corpo de sua marionete. Após depositar sua larva, a vespa tampa a entrada da toca e vai embora. Dentro da toca a larva consome a barata por dentro até que esteja desenvolvida o suficiente para sair da carcaça de sua hospedeira e trilhar seu próprio rumo.


 

Todas as etapas podem ser acompanhadas o seguinte vídeo:




Nematomorpha Mermithidae  



Nematomorpha Mermithidae é um parasita que entra no corpo de seu hospedeiro através de alimentos. Quando dentro do corpo, o parasita começa a se alimentar de seu hospedeiro de dentro pra fora.

O mais interessante é que o parasita libera substancias que controlam o sistema nervoso central e toma controle total sobre seu hospedeiro. Os mermitídeos passam o final da sua vida dentro d'água, então após estarem totalmente desenvolvidos, nada mais prático do que designar a ultima missão de seu hospedeiro: Pular dentro d'água.



Vídeo do pulo da glória de um pobre hospedeiro:

0 pedradas:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails