Os verdadeiros Zumbis
Alguns animais necessitam de uma ajuda (na maioria das vezes involuntária) de outros animais para completar seus ciclos de vida. Nos dois casos que iremos ver hoje, está relação é bem cruel e pouco mutualista.
Os Zumbis da Natureza
Ampulex Compressa
Essa vespa de cores bonitas e aparência amigável esconde um grande segredo: Para que sua espécie tenha futuro, ela precisa depositar sua larva dentro de uma barata.
Como boa mãe, a vespa tem que garantir que a barata (com seu filho dentro), não venham a ser comidos por um predador, e qual é a melhor solução pra isso? Paralisar a barata? Matar a barata? Nãããão, transforma-la em um ZUMBI, isso mesmo, em um ZUMBI e esconde-la.
A vespa procura uma barata bem cascuda e injeta uma substancia (T-VIRUS) que simplesmente toma controle sobre o cérebro da barata, retira-lhe a consciência , e que a faz perder totalmente a capacidade de agir por si mesma e vira um verdadeiro zumbi domado. Então, com sua vítima domada, a vespa passeia com a sua amiga, que nem ao menos reage, até sua toca e lá, completa o serviço depositando sua larva no corpo de sua marionete. Após depositar sua larva, a vespa tampa a entrada da toca e vai embora. Dentro da toca a larva consome a barata por dentro até que esteja desenvolvida o suficiente para sair da carcaça de sua hospedeira e trilhar seu próprio rumo.
Todas as etapas podem ser acompanhadas o seguinte vídeo:
Nematomorpha Mermithidae é um parasita que entra no corpo de seu hospedeiro através de alimentos. Quando dentro do corpo, o parasita começa a se alimentar de seu hospedeiro de dentro pra fora.
O mais interessante é que o parasita libera substancias que controlam o sistema nervoso central e toma controle total sobre seu hospedeiro. Os mermitídeos passam o final da sua vida dentro d'água, então após estarem totalmente desenvolvidos, nada mais prático do que designar a ultima missão de seu hospedeiro: Pular dentro d'água.
Vídeo do pulo da glória de um pobre hospedeiro:
0 pedradas:
Postar um comentário